• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    HCR e Secretaria Municipal de Saúde promovem 1ª Campanha de Doação de Sangue do ano

     

    Com o período de férias mais assíduo entre dezembro e março, os números de doações de sangue caem consideravelmente. Esta é a realidade dos hemocentros de praticamente todo país. O Hemocentro Regional de Passo Fundo não é exceção quando se trata do baixo estoque de sangue e na queda do índice de doação. 

     

    Tendo em vista este cenário, o Hospital Cristo Redentor, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Marau, realiza a primeira Campanha de Doação de Sangue do ano. A ida para doação será dia 09 de fevereiro, com saída às 7h, e será disponibilizado transporte gratuito até o Hemocentro de Passo Fundo.   As vagas são limitadas.

     

    O transporte passará  em três pontos da cidade: Bevel (Av. Júlio Borella), ESF Central e parada em frente a empresa Metasa. Se você tem interesse em doar, deve deixar seu nome completo com o número do documento de identidade, até dia 28 de janeiro, através do contato (54) 3342-9462 (DHO/HCR), ou (54) 3342-9400.  A previsão de início da doação será às 8h, com previsão de retorno à Marau no final da manhã. 

     

    São realizadas em média no Hospital Cristo Redentor, através da Agência Transfusional 60 transfusões de sangue por mês, que contempla desde bolsas de concentrado de hemácias, até plasma e plaquetas.   Em 2021, o setor transfundiu ao todo, 622 bolsas.

     

    De acordo com a Enfermeira Gestora, Mariana Spuldaro, durante os atendimentos os familiares dos pacientes são orientados para que efetuem a reposição sanguínea através da doação. “Para cada bolsa de sangue transfundida no paciente são necessários três doadores para reposição. Então, é uma demanda sempre muito maior do que a oferta de sangue que temos. Importante que seja feita a doação”, explicou.

     

    No dia da doação: Será indispensável a apresentação da carteira de vacinação. Se você fez alguma dose da vacina contra Covid 19 da marca Sinovac/Butantan, poderá doar sangue em até 48 horas após a aplicação.  Já, se recebeu a vacina da AstraZeneca/Fiocruz, poderá doar sangue somente após 7 dias da aplicação. 

     

    Além disso, é preciso atentar-se para os critérios de doação: 

    – Levar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);

    – Estar bem de saúde;

    – Ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 69 anos, 11 meses e 29 dias;

    – Pesar mais de 50 Kg;

    – Não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

     

     

    Recomendações para o dia da doação:

    – Nunca vá doar sangue em jejum

    – Faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior a doação

    – Não tome bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores

    – Evite fumar por pelo menos 2 horas antes da doação

    – Evite alimentos gordurosos nas 3 horas antes da doação

    – As pessoas que exercem profissões como: pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, sobem em andaimes e praticam paraquedismo ou mergulho, devem interromper estas atividades por 12 horas antes da doação

     

    Quem não pode doar?

    – Quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade

    – Mulheres grávidas ou que estejam amamentando

    – Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas

    – Usuários de drogas

    – Aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos

     

    AGÊNCIA TRANSFUSIONAL HCR:  A Agência Transfusional do Hospital Cristo Redentor mantém armazenado em estoque concentrado de hemácias e plasma fresco congelado. Esses dois hemocomponentes são fornecidos pelo Hemopasso de Passo Fundo, e atendem as necessidades transfusionais de pacientes internados no hospital.   Por disponibilizar de uma Agência Transfusional, o HCR necessita repor esses hemocomponentes ao Hemopasso. Para que isso aconteça, é necessário a conscientização e colaboração da comunidade em doar sangue voluntariamente. 

     

    O Responsável Técnico pela Agência Transfusional do HCR é o médico Hematologista, Dr. William Scheffer Chaves (CRM 40827/ QRE 38279). 

     

     

     

    Imagem: Divulgação- Meramente ilustrativa 

    Compartilhe: