• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    Obesidade: Equipe Multidisciplinar Bariátrica Marau atua no HCR há três anos

     

    Há três anos funciona no Hospital Cristo Redentor, o Equipe Multidisciplinar Bariátrica Marau.    O serviço especializado no tratamento da obesidade, é formado por cirurgiões, endocrinologista, nutricionista, fisioterapeutas e psicóloga que atuam de maneira integrada e a partir de protocolos compartilhados. 

     

    Todo o processo é coordenado pela GastroClínica, através do Dr. Diego Mattioni Maturana, e pela Dra. Rafaela Lazzari Pietroski.  Os profissionais explicam que o objetivo do serviço integrado é proporcionar aos pacientes um cuidado diferenciado e com acompanhamento ao longo de todo o processo.

     

    “A estratégia de tratamento é sempre personalizada, definida caso a caso, incluindo os mais modernos procedimentos bariátricos”, explicou o Dr. Diego.

     

     

    Saiba quais são as principais técnicas utilizadas pela equipe:

     

    •         Sleeve (Gastrectomia Vertical em Manga) – cirurgia que reduz e retira uma parte do estômago, tornando-o semelhante a um tubo ou a uma manga de camisa (sleeve, em inglês).

     

    •         Bypass Gástrico (Gastroplastia em Y de Roux) – consiste na divisão do estômago em duas partes: uma delas deixa de receber alimentos e a outra, que foi reduzida, é conectada ao intestino.

     

    A técnica a ser adotada é definida de acordo com as necessidades e características de cada paciente, levando-se em consideração questões anatômicas, comorbidades e perfil alimentar, entre outros pontos.

     

    Os procedimentos são realizados no Centro Cirúrgico do HCR, com todo o suporte da equipe multidisciplinar.  “Atualmente, as cirurgias bariátricas são extremamente seguras e bem-estabelecidas na literatura médica. Os índices de complicações são baixíssimos, comparáveis aos de uma cirurgia de vesícula. Realizados por videolaparoscopia, os procedimentos bariátricos geralmente proporcionam uma redução de peso de 35% a 40% do peso total, patamar obtido depois de 12 a 18 meses”, explicou Dr. Diego. 

     

    Sobre o sucesso do tratamento, os profissionais da Gastro Clínica ressaltam sobre a importância do controle da doença: “A obesidade é uma doença crônica, e a cirurgia bariátrica é um tratamento que ajuda a controlá-la, com alto índice de sucesso. Mas a cirurgia não significa a cura da obesidade. Após o procedimento bariátrico, é fundamental o acompanhamento multidisciplinar para garantir os benefícios obtidos”. 

     

     

    Quem pode realizar:

     

    O serviço da Equipe Multidisciplinar é direcionado a mulheres e homens adultos com obesidade ou sobrepeso. 

     

    A cirurgia bariátrica é indicada principalmente para os casos mais graves, ou seja, obesidade grau 3, caracterizada por um Índice de Massa Corporal (IMC*) igual ou maior que 40 kg/m². 

     

    Também é recomendada para obesidade grau 2 (IMC acima de 35 kg/m2) quando o paciente tem outras doenças associadas, como diabetes, pressão alta ou problemas cardiovasculares, entre outras enfermidades. Pacientes com obesidade grau 1 (IMC entre 30 e 34,9kg/m2) e que apresentam diabetes tipo 2 de difícil controle também podem ser operados após análise detalhada da equipe multidisciplinar.

     

    A GastroClínica recebe tanto, pessoas que decidiram sozinhas buscar cuidados médicos para enfrentar o excesso de peso como, pacientes encaminhados por médicos de outras especialidades ou, ainda, indivíduos que já fizeram algum tipo de tratamento em outra instituição e buscam o cuidado multidisciplinar especializado.

     

    Como o serviço funciona:

     

    A primeira consulta pode ser com um cirurgião ou endocrinologista. Além desse profissional, o paciente passará por consulta com a equipe multiprofissional.  Pessoas que não têm indicação ou não têm condições clínicas para a cirurgia bariátrica são direcionadas ao tratamento clínico endocrinológico.

     

    Pacientes com indicação para a cirurgia bariátrica são encaminhados para avaliação de um cardiologista, para verificar se têm condições de serem submetidos à intervenção cirúrgica do ponto de vista cardiológico.

     

    Pessoas com distúrbios respiratórios causados pela obesidade podem ser encaminhadas para pneumologistas.

     

    Os exames pré-operatórios costumam incluir ultrassom de abdome total, endoscopia digestiva alta, prova de função pulmonar, exames laboratoriais, entre outros. Dependendo do caso, outros exames podem ser necessários.

     

     

    As cirurgias bariátricas duram em média de 90 a 120 minutos. A alta hospitalar costuma ocorrer depois de 24 a 48 horas. Consulta de revisão com o cirurgião em torno de 7 a 10 dias e conforme protocolo de cada especialidade. Lembrando que o acompanhamento com a equipe multidisciplinar é para toda a vida.

     

     Agendamentos: Agendamento de consultas pode ser feito através do fone: (54) 3342-9414 com   Dr. Diego Mattioni Maturana e Dra Rafaela Lazzari Pietroski.

       

     

     

     

    Colaboração de conteúdo: Dr. Diego Mattioni Maturana e Dra. Rafaela Lazzari Pietroski. 

    Imagens: Kelly Regina Filippi- Assessoria de Comunicação/HCR Marau

    Compartilhe:

    Galeria de fotos