• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    Limpeza e higienização de dutos são aliadas na segurança do paciente

    A manutenção hospitalar nem sempre é um trabalho percebido por quem frequenta os corredores do Hospital Cristo Redentor, justamente porque acontece muitas vezes nos ‘bastidores’, mas ele ocorre ininterruptamente para garantir o pleno funcionamento da instituição. Por isso, o HCR conta com setor exclusivo de manutenção, que é responsável por gerenciar o parque de equipamentos médico-hospitalares e todo o seu ciclo de vida e também dos ativos de infraestrutura total.

     

    Nesta última semana do mês de abril, o setor de manutenção coordenou o serviço de limpeza e higienização de dutos dos sistemas de climatização e exaustão em 300 metros lineares. A limpeza compreendeu a ala antiga, ala nova, centro cirúrgico, sala técnica e casa de máquinas. 

     

    O método realizado incluiu por exemplo, a escovação interna dos dutos através de escovas giratórias de longo alcance que removem as sujidades presentes e aspiração simultânea, realizada por equipamentos de sucção de alta eficiência, processo monitorado através de sistema robotizado e informatizado. Após a limpeza, foi realizada a aplicação de produto bactericida (com registro na Anvisa) para descontaminação das paredes internas dos dutos. 

     

    O serviço de higienização   segue inclusive normas do Ministério da Saúde, a partir do Artigo 6º da Portaria Nº 3.523, de 28 de agosto de 1998, Resolução RE 009/2003 da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária e NBR 14679/2001 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, que determinam que ambientes climatizados como empresas e instituições devem realizar periodicamente a limpeza de dutos. 

     

    Conforme explica a Gestora de Manutenção do HCR, Alessandra Hoppe, dois dias foram necessários para a conclusão do trabalho que contou com equipe especializada da empresa SPS Qualidade do Ar.    “O objetivo principal da limpeza de dutos de ar condicionado é proporcionar condições de prevenção aos riscos à saúde humana, através da contaminação causada pela presença de microorganismos nocivos principalmente ao sistema respiratório, em sistemas de climatização de hospitais, os quais são eliminados durante o processo de limpeza, assegurando qualidade do ar interior e maior conforto aos usuários” explicou Alessandra.

     

    O trabalho foi acompanhado também pela Farmacêutica Gestora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e Núcleo de Segurança do Paciente, Lidiane Riva Pagnussat.  Ela explica que  em áreas como centro cirúrgico o sistema de climatização além de garantir um conforto térmico aos pacientes e colaboradores, tem como objetivo garantir qualidade adequada do ar, em particular, reduzir os riscos biológicos e químicos transmissíveis pelo ar e por isso é de extrema importância para a segurança dos pacientes e colaboradores. 

     

    Hoje o Hospital Cristo Redentor possui mais de 130 climatizadores em diferentes setores. 

    Compartilhe:

    Galeria de fotos