• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    HCR traça perfil epidemiológico e de consumo de antimicrobianos de pacientes

     

    O Serviço de Controle de Infecção e Núcleo de Segurança do Paciente do HCR tem desenvolvido pesquisas e indicadores para monitorar e acompanhar o andamento das atividades nos diversos setores da instituição. As pesquisas e índices em âmbito hospitalar contribuem para que os usuários de saúde tenham qualidade de atendimento.

    Um dos indicadores desenvolvidos foi para a elaboração do Programa de Gerenciamento de Uso de Antimicrobianos. Desta forma, foi realizado um levantamento trimestral do perfil epidemiológico dos pacientes atendidos no HCR e consumo de antimicrobianos, ou seja,  foi feito o reconhecimento das doenças mais frequentes e medicamentos utilizados para combatê-las. 

    De acordo com a farmacêutica responsável pelo setor, Lidiane Riva Pagnussat, o reconhecimento de patógenos mais frequentes causadores de infecções contribui na escolha do tratamento mais adequado e no uso racional de antimicrobianos (medicamentos que matam ou inibem o desenvolvimento de microrganismos, como bactérias, fungos, vírus ou protozoários). “A implementação desse programa de Gerenciamento de Uso de Antimicrobianos é recomendada para o enfrentamento da resistência microbiana, que é a capacidade dos microrganismos que causam doenças resistirem à ação de antimicrobianos, diminuindo ou eliminando a eficácia desses medicamentos para curar ou prevenir infecções”, esclareceu Lidiane.

    No gráfico abaixo, pode ser observado o perfil de microrganismos isolados em amostras clínicas dos pacientes internados na instituição, demonstrando predomínio de bactérias gram negativas (Escherichia Coli e Klebisiella sp). “O maior número de amostras foi de urina e esse perfil é esperado, pois estes microrganismos são os mais comuns em infecções urinárias”, explicou a farmacêutica.



    Outro indicador considerado importante para a elaboração do Programa de Gerenciamento de Antimicrobianos é o DDD (Dose Diária Definida).

    Dose Diária Definida é a dose de manutenção média presumida por dia para um medicamento usado para sua principal indicação terapêutica em adultos de 70 kg. Os dados de consumo apresentados em DDD – Dose Diária Definida, apenas são uma estimativa aproximada, mas permite que se avalie as tendências de consumo.

    Confira no gráfico a seguir qual foi o consumo de antimicrobianos por DDD, o mês com maior consumo de antimicrobianos no HCR em 2021, foi no mês de junho, 1377 DDD. Já neste ano, o cálculo feito até o mês de abril, demonstra que o maior consumo até então foi em janeiro, 1.175 DDD. “Essa análise de consumo permite que sejam elaboradas estratégias para o uso racional destes medicamentos”, frisou a farmacêutica.

    Gráfico 2:

    Compartilhe: