• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    Dia Mundial de Prevenção de Quedas: HCR se mobiliza na conscientização

     

    24 de junho é o Dia Mundial de Prevenção de Quedas.  Criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e incluída no Calendário da Saúde do Ministério da Saúde (MS), a data alerta sobre riscos de quedas para pessoas de todas as idades, mas, principalmente, idosos.

     

    O Hospital Cristo Redentor, também tem se mobilizado para a conscientização.  Na tarde desta sexta-feira (24), a Gestora do Serviço de Controle de Infecção e Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Cristo Redentor, Lidiane R. Pagnussat, realizou atividade nas unidades de internação. A profissional passou nos quartos dos pacientes, entregando folders informativos e explicando sobre os principais cuidados para evitar quedas de própria altura.

     

    Confira algumas dicas e informações fornecidas pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), sobre como prevenir acidentes deste tipo:

     

    O aumento da longevidade e da consequente proporção de idosos na população brasileira determina a preocupação a respeito de eventos incapacitantes nessa faixa etária, sendo um deles a ocorrência de quedas, algo bastante comum e temido pela maioria das pessoas idosas por suas consequências, especialmente as fraturas.

     

    As quedas podem ter sérias consequências físicas e psicológicas, incluindo lesões, hospitalizações, alteração da mobilidade, medo de cair novamente, restrição da atividade, declínio funcional, institucionalização e até a morte.

     

    Atualmente, as fraturas decorrentes de quedas são responsáveis por aproximadamente 70% das mortes acidentais em pessoas acima de 75 anos. Idosos apresentam dez vezes mais hospitalizações e oito vezes mais mortes derivadas de quedas.

     

    A queda pode significar que houve o declínio das funções fisiológicas ou, ainda, representar sintomas de alguma patologia específica

     

    As causas das quedas

    São várias as causas relacionadas às quedas, trata-se de um evento multifatorial. Há fatores intrínsecos, como a perda da massa muscular, e os fatores externos, como uma calçada irregular, um fio solto e questões de comportamento de risco, como não usar calçados adequados, abuso de bebida alcoólica e execução de tarefas complexas e perigosas, como consertar telhados sem ter condições físicas e equipamentos de segurança.

     

    Medicamentos: Estudos demonstram que o uso de medicamentos aumenta o risco de quedas, especialmente em pacientes idosos mais frágeis ou que usam medicamentos com ação no sistema nervoso central, com causa de confusão, sonolência, tontura e outros efeitos adversos.

     

    Condição clínica: Hipertensão arterial sistêmica, diabetes, doenças neurológicas e osteoarticulares estão entre as doenças que afetam a força muscular. Por isso, é importante mantê-las controladas com medicamentos e hábitos saudáveis.

     

    Sedentarismo: O sedentarismo ao longo do envelhecimento é extremamente prejudicial, pois está relacionado diretamente com a ocorrência de sarcopenia, que constitui na perda progressiva de massa muscular esquelética.

     

    Prevenção de quedas

    As atividades físicas ligadas ao aumento da força, tônus muscular e que mantenha a composição corporal eficiente para a locomoção, melhorando o equilíbrio, pode diminuir a frequência de quedas entre pessoas idosas. Mobilidade física e estabilidade postural estão diretamente relacionadas a prevenção de quedas.

     

     

    Algumas recomendações do Ministério da Saúde:

     

     

     

    *Contribuição: sbgg.org.br 

    Compartilhe: