• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    A doença bacteriana transmissível pelo contato direto


    24 de abril é o dia Mundial de combate à Meningite- doença infecciona bacteriana, que atinge o sistema nervoso central, mais especificamente as membranas que envolvem o cérebro. 
    A data surgiu com o objetivo de provocar conscientização e debate acerca do assunto, já que a doença atinge desde o público infantil, até o adulto. Em Marau os debates também acontecem em âmbito hospitalar. Quem fala sobre o assunto,  é o Pediatra, Dr. Dymas Alberto Biasi (CRM: 13779).  Confira o que ele diz sobre a doença:

     “A meningite é provocada por bactéria – MENINGOCOCO, os quais temos os tipos A, B, C, W, Y, sendo o C o mais comum e o B o que provoca infecções mais graves. Outros tipos de bactérias também podem provocar meningites. É uma doença bacteriana transmissível pelo contato direto – de pessoa a pessoa, sendo as aglomerações de pessoas uma maneira fácil de disseminação da doença – creches, escolas, quartéis. A melhor maneira de prevenção contra a mesma é a vacinação, que pode ser feita a partir dos 2 meses de idade. Com a vacina não conseguimos evitar todos os casos, mas conseguimos diminuir em muito os casos de infecções mais graves, diminuído assim os óbitos e as sequelas que sempre podem ocorrer e são muitas, tais como surdez, paralisias. O tratamento exige hospitalização, isolamento do doente e o uso de antibióticos. 
    Há também os casos de meningite provocada por vírus, que são casos menos agressivos, quase não deixam sequelas, e tem evolução para cura na grande maioria dos casos”.  
    Doutor Dymas Biasi atende no Hospital Cristo Redentor e também em consultório particular. Contato pode ser obtido pelo telefone (54) 3342-3496.

    Compartilhe: