• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    26 de abril: Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

    Dia 26 de abril, é o Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. A data é celebrada para conscientizar sobre os cuidados, levando em conta que a hipertensão atinge mais de 25% da população brasileira segundo o Ministério da Saúde.

    Conforme explica o Cardiologista do Hospital Cristo Redentor, Dr. Cristiano Lorenzini NoskoskiCREMERS 25427(RQE 27827) / (RQE 18786),  a hipertensão arterial ou pressão alta, é a elevação da pressão arterial em um nível superior aos níveis considerados normais (até 120 por 80 mmHg).    Ele destaca que essa doença prejudica os vasos sanguíneos, o coração, o cérebro (causa principal do AVC hemorrágico, “derrame cerebral”), os olhos e pode até causar paralisação dos rins. É herdada dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, entre eles: fumo, uso de anticoncepcionais orais, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, falta de atividade física, estresse e sal em excesso.

    Além destes fatores de risco, a incidência aumenta com a idade, é maior entre homens com até 50 anos, e é maior em diabéticos.

       Sintomas: Os sintomas da hipertensão, segundo explica o Doutor Cristiano Noskoski,   costumam  aparecer somente quando a pressão sobe  muito. Pode ocorrer dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.     Porém, em muitas pessoas a doença não manifesta sintomas.

    Prevenção e controle: A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada.      

           Somente o médico poderá determinar o melhor medicamento para cada paciente, o tratamento é para a vida toda e deve ser realizado com medicamentos que ajudem a controlar a pressão associados com hábitos de vida saudáveis como: manter o peso adequado,
    não abusar do sal, praticar atividade física regular, aproveitar momentos de lazer, abandonar o fumo e moderar o consumo de álcool.

    De acordo com o Dr. Cristiano Noskoski, “os casos de hipertensão arterial sistêmica vem aumentando na medida em que mais pessoas são diagnosticadas, mais campanhas de saúde, maior foco do sistema em prevenir as doenças, principalmente a diabetes e a própria hipertensão”.

    O Cardiologista atende no Hospital Cristo Redentor, conforme chamados de atendimentos e em clínica própria.  Saiba mais informações através dos fones 3342-9400 ou 3342-0674.

     

     

    Compartilhe: