• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
    Centro de Diagnóstico HCR
    CLIQUE E CONHEÇA

    Palavra da Diretoria

    A plenitude dos seus 46 anos

    O Hospital Cristo Redentor nos seus 46 anos marca o sinal que ocupa como Casa de Saúde de atendimento de média complexidade e sua referência em atendimento regional, e que brevemente pretende mudar de categoria oferecendo mais serviços especializados.
     

    Mas não se pode falar do momento atual sem antes referir os feitos daqueles marauenses que idealizaram este hospital, quando há 46 anos atrás lançaram a semente, escolheram o local junto da natureza, livre de perturbações, como ruídos de carros e quando encontrou campo fértil para crescer e multiplicar-se. Mais de 2.000 marauenses juntaram-se aquele projeto, que resultou no Hospital Beneficente Cristo Redentor. Das ilustres pessoas que emprestaram seus nomes e seus prestigio, culminou na captação de recursos para tornar realidade aquele projeto da construção de uma casa de saúde forte, comunitária, como é o HCR, uma unidade Hospitalar que é de todos.

     

    Hospital Cristo Redentor iniciou os atendimentos com 10 leitos de internação, o crescimento foi lento, árduo e com muitos obstáculos, o principal deles foi a dificuldade na obtenção da autorização de funcionamento e credenciamento pelo INAMPS, sistema de saúde pública vigente na época. 

     

    O desenvolvimento da instituição deu-se por alguns fatores pontuais, como a instalação do Pronto Socorro Municipal 24 horas, em 1993.

     

    Fator importante também foi a incorporação do Hospital Providencia pelo Hospital Cristo Redentor, que remeteu a ampliação das instalações passando de 59 leitos para 110, atendendo com estes até hoje a demanda. 

     

    A evolução para o tamanho de hospital que estamos hoje é como uma corrente cujos elos se interligam e se fortalecem, assim é com as parcerias, em forma de comodato, com outras instituições que prestam serviços de saúde, por exemplo, com o MOT, Marau Ortopedia e Traumatologia, que  projetou o HCR ainda mais, aumentando sua clientela e estendendo o atendimento para  as cidades vizinhas, evidenciando a necessidade da  construção de um moderno e amplo bloco cirúrgico, equipado com adequados aparelhos de imagem, que  permite a realização do trabalho com segurança. Neste estágio, foi adquirido o aparelho de ressonância magnética, não sendo mais necessário deslocar paciente para fora do Hospital ou fazer exames em outro estabelecimento, advindo daí nova coadjuvação, bem-sucedida, com a CEDIL, e desta a instalação de um moderno Centro de Diagnóstico provido de todos os aparelhos que satisfazem a necessidade.

     

    O sistema de parcerias continuou presente e, mais uma vez se mostrou eficiente, quando o Lions Clube Internacional aportando um valor de mais de duzentos mil dólares (U$ 200.000,00) viabilizou a instalação da Central de Parto Humanizado, referenciado regionalmente.

     

    Todos estes setores em funcionamento tiveram um maior volume de atendimento, que então necessitou a edificação de mais 2 salas de cirurgias. Parte dos recursos financeiros usados vieram da Consulta Popular, Projeto do Governo Estadual e o recurso financeiro para equipar e instrumentalizar as novas salas cirúrgicas foram oriundos de Emenda Parlamentar no valor de trezentos mil reais (R$ 300.000,00) do gabinete Deputado Vilmar Zanchin. Uma destas salas será utilizada para realizar cirurgias oftalmológicas. 

     

    O Hospital Cristo Redentor busca o aperfeiçoamento na prestação de seus serviços através de treinamentos e aplicação da padronização de métodos com a melhoria da qualidade e acreditação, com a ONA. Que é a instituição que orienta as mudanças. Foi por indicação destes estudos que houve a alteração do local da farmácia interna e que também por isto permitirá a disponibilização de mais oito leitos para a obstetrícia.

     

    Vários planos estão pela frente como o projeto da edificação de 6(seis) andares no prédio, que atenderá a necessidade de novos serviços, tais com a instalação de mais equipamentos para Diagnóstico de Imagens; mais leitos de internação; tratamento intensivo; hemodinâmica e hemodiálise.

     

    O planejamento continua e nesta linha DE ATUAÇÃO FOMOS NA BUSCA DE AMPLIAÇÃO DO TERRENO para crescer mais em nossos serviços, foi quando a família Fuga doou uma área limítrofe do hospital, de 25.000 metros quadrados, a qual está num projeto de licenciamento para após ser implantado novos atendimentos para a população de Marau e municípios da região.

     

    Estas conquistas nos trouxeram até aqui com destaque, mas não fosse o profissionalismo e comprometimento de cada funcionário de nossa equipe de trabalho, do quadro clinico médico e de enfermagem, bem como todo quadro funcional o sucesso não seria o mesmo.

     

    Destacamos o sempre pronto apoio da comunidade que esta instituição de saúde a ela pertence e não se furta em apoiar. Agradecimento especial ao Poder Público Municipal, que através do Prefeito e suas Secretarias, pelo trabalho conjunto.

     

    Também ressaltamos a importância da colaboração e dedicação de todos os componentes da Direção e do Conselho que de forma gratuita prestam incansável serviço, e ao competente Administrador e sua equipe de gestão.

     

    Sinto-me orgulhoso de assistir e contribuir para a concretização de um projeto idealizado por pessoas do bem.

     

     

     

     

    Adelar Confortin- Presidente da Associação Hospitalar Beneficente de Marau

     

     

     

                

     

                

     

     

    Compartilhe: