• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    Unidade de Saúde Mental: Acadêmica de Psicologia promove externalização das emoções através da música

    Há quatro meses, é desenvolvido na Unidade de Saúde Mental do Hospital Cristo Redentor, projeto de interação com os pacientes através da música.  A atividade, que tem apresentado resultados significativos aos usuários, é iniciativa da estagiária de Psicologia da IMED, Júlia Bernardi.

    No primeiro semestre, a acadêmica desenvolveu trabalho de observação e escuta aos pacientes e no segundo semestre, percebendo esta necessidade de contribuição no ramo da expressão artística resolveu implantar o projeto.  Todas as quartas-feiras de manhã pelo período de 2 horas, ela realiza o trabalho na ala com a participação total dos pacientes. “O objetivo é fazer com que cada paciente consiga externalizar suas emoções, o que ele está sentindo no momento da internação. Por eles estarem em tratamento breve, buscamos trazer o que a música remete para cada um naquele momento, choro, raiva, tristeza, alegria, enfim.”, explicou Júlia.

    As músicas são escolhidas criteriosamente pela acadêmica, que opta sempre por letras de motivação e melodias alegres. Algumas músicas sugeridas pelos próprios pacientes são trazidas para compartilhar: “As músicas sugeridas pelos pacientes têm algo a nos dizer sobre o momento emocional de cada um. Ao chegar na unidade e verificar o grupo apresentando um humor deprimido, e utilizar a musicoterapia... é gratificante observar o quanto é apresentável a troca de humor e da melhoria no relacionamento interpessoal”.

    Ainda conforme a acadêmica de Psicologia,  os resultados têm sido promissores: “Por estimular a autoestima, o bem-estar ao paciente, promover reflexão, não se restringindo seus benefícios apenas ao tempo das vivências com musicalização, mas inclusive nos momentos posteriores e trazer à tona as emoções momentâneas e após trabalhadas, é que está atividade se tornou de extrema importância durante o processo, e se destacou pois é notável a eficácia da mesma, e a melhor adaptação ao hospital e ao tratamento”. 

     

     

     

    Compartilhe: