• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    Arteterapia na área de Saúde Mental do HCR

    Há mais de quatro anos são realizados na área de Saúde Mental do Hospital Cristo Redentor, trabalhos específicos de arteterapia.  Os pacientes que permanecem no local em tratamento por  determinado período, tem a oportunidade de se expressarem através da arte.

    Atualmente, quem desenvolve as atividades é a Monitora da Saúde Mental, Sônia Maria Rodrigues de Oliveira. Ela conta que nas segundas-feiras de pela manhã, os internos são orientados a realizar criações com tinta, giz de cera, lápis de cor, além de trabalhos manuais com outros materiais diversificados, tudo para estimular a criatividade. O objetivo é proporcionar a alegria, trazer esperança. “Percebo que a arte motiva, porque eles percebem que tem utilidade, não se sentem inúteis na vida, criam a partir daí uma esperança em algo. Além disso, conseguem muitas vezes através de suas criações colocarem para fora as suas frustrações. É muito interessante esse processo. Contribui no tratamento”, explicou Sônia.

    Passam pela ala de Saúde Mental desde dependentes químicos, até esquizofrênicos, a pacientes em casos avançados de depressão.

    Atividades com música também são desenvolvidas. Os pacientes podem ouvir canções de sua preferência, que têm algum significado em suas histórias de vida- o que também contribui para o tratamento.

      De acordo com a Psicóloga do HCR, Jaqueline Moreira, as atividades desenvolvidas com arte possibilitam desenvolver emoções: “A arteterapia bem como as atividades com música, nos possibilitam desenvolver um trabalho com as emoções do paciente, melhorando a qualidade nas relações humanas. As atividades musicais favorecem os pacientes em suas expressões emocionais ajudando no desenvolvimento e recuperação do paciente”, destacou.

    Compartilhe:

    Galeria de fotos