• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    Setor de Nutrição do HCR traz dicas de higienização de alimentos e embalagens durante a pandemia

    Neste período de pandemia, em que muito se fala sobre a necessidade da higienização das mãos, a comunidade pouco ainda houve falar sobre a necessidade de higienização correta de alimentos e orientações adequadas para tal.  Por isso, o setor de nutrição do Hospital Cristo Redentor repassa algumas dicas básicas para os procedimentos de higienização, tanto das sacolas que chegam do supermercado, quanto dos alimentos que precisam ser preparados e passam em várias mãos até chegar à casa do consumidor.

     


    Conforme explicam as nutricionistas do HCR, Ângela Berton, (CRN2 9255) e Camila Spenassato (CRN 2 - 11618D), o Hospital Cristo Redentor já realizava antes mesmo da pandemia, procedimentos de higienização de alimentos e embalagens, e que agora os cuidados seguem redobrados. “Mesmo que os alimentos sejam considerados improváveis veículos de transmissão da COVID-19, é fundamental as boas práticas na produção e manipulação de alimentos tanto no comércio quanto em casa”, colocam

     

     


    Confira as dicas para compras, higienização e armazenamento repassadas pelo setor de nutrição do HCR:

     


    Planejamento:  uma lista de compras ajuda para não esquecer nenhum item, otimizando o seu tempo fora de casa. *Importante: se conseguir leve sua própria sacola.

     


    Chegando em casa: deve-se retirar os alimentos das embalagens do comércio. Antes de colocar os produtos nos armários e/ou refrigeração devem ser lavados com água e sabão ou passar um pano limpo com álcool 70%.

    Ex: caixas, sacos plásticos, enlatados, potes, garrafas de vidros, etc.

     


    Higienização de legumes, vegetais e frutas: podem ser feitos de duas formas: 1) trocar a embalagem original, colocando em sacos ou potes limpos e fechados, e higienizar antes do consumo. Ex: folhosos, brócolis, couve, etc.  2) higienizar antes de guardar (porém, alguns alimentos podem se deteriorar mais rápido, pois absorvem muita água, então tente secar bem antes de guardar).

     

    Como fazer a higienização correta dos hortifrútis:

    ·         Selecionar as partes boas e descartar as inadequadas (amareladas ou murchas) para o consumo.

     

    ·         Lavar em água corrente potável, folha por folha ou unidade por unidade, para retirar toda sujeira e terra (sujidades visíveis).

     

    ·      

       Preparar a solução clorada com 1 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água, deixando de molho de 10 a 15 minutos, ou utilizar algum outro produto vendido comercialmente (hipoclorito de sódio), seguir as instruções do rótulo. Atenção: verificar no rótulo da água sanitária se ela pode ser utilizada em alimentos.

     

    ·          

    Com exceção dos alimentos que serão utilizados sem casca (exemplo: laranja, mexerica, banana e outras) ou em preparações cozidas. As recomendações afirmam que frutas cujas as cascas não forem consumidas não precisam ficar de molho em solução com hipoclorito de sódio ou água sanitária. Sobre as folhas de atenção especial para as partes que estão em contato direto com o solo (talos e raízes), pois podem acumular mais terra e pequenos insetos.

     

     

    Compartilhe:

    Galeria de fotos