• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    Endoscopia e Colonoscopia: saiba mais sobre os procedimentos diagnósticos

    A endoscopia digestiva alta é um exame indicado para avaliação diagnóstica e, quando possível, tratamento das doenças da parte superior do tubo digestivo, incluindo o esôfago, o estômago e a porção inicial do duodeno. Ele é realizado introduzindo-se pela boca um aparelho flexível com iluminação central que permite a visualização de todo o trajeto examinado. O exame é realizado com sedação, utilizando medicação administrada de forma endovenosa para permitir que o paciente relaxe e adormeça. A avaliação é realizada em tempo real e traz a possibilidade de inúmeras intervenções terapêuticas. O exame pode ser solicitado em inúmeras situações, sendo as mais comuns: dor ou dificuldade ao deglutir, rouquidão, emagrecimento, sangramentos gastrintestinais, anemia de origem incerta, história familiar de câncer, entre outras.


    A colonoscopia é considerada o procedimento padrão-ouro (mais adequado) para exame do cólon (intestino grosso). Semelhante à endoscopia digestiva alta, com a devida indicação, é um exame útil em todos os grupos etários. A colonoscopia pode ser solicitada na presença de diferentes sinais e sintomas, como por exemplo: no rastreamento, vigilância e acompanhamento do câncer colorretal; na ressecção de lesões neoplásicas, em quadros de doença inflamatória intestinal, em casos de diarreia desconhecida e no tratamento de hemorragias e estenoses, entre outros.


    Desde abril de 2019, a Unidade de Endoscopia Digestiva do Hospital Cristo Redentor tem atuado com objetivo de atender à população de Marau e região de forma humanizada e com a devida atenção que cada paciente merece. São oferecidos serviços de endoscopia digestiva alta, colonoscopia e procedimentos endoscópicos, realizados por equipe treinada e em instalações novas e modernas, atendendo todos os requisitos necessários para que sejam feitos exames com ênfase em qualidade.

    Se o paciente já possui a solicitação para realização dos exames, basta agendar no Hospital Cristo Redentor no horário em que preferir.

    Para maiores informações, agende sua consulta pelo telefone 3342-9414.


      CRÉDITO:   GUILHERME GARCIA VIEIRA – CRM  37316

    Médico graduado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com residência em Cirurgia Geral pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e com pós-graduação em Endoscopia Digestiva pela Fundação Riograndense Universitária de Gastroenterologia (FUGAST).

     

     

    Compartilhe:

    Galeria de fotos