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    HCR rumo à acreditação da ONA

     

    Há mais de um ano, o Hospital Cristo Redentor iniciou processo de implementação de Sistema de Gestão com vistas a certificação ONA- Organização Nacional da Acreditação.

     

    A primeira fase, foi coordenada pelo consultor Geraldinho Buffon da QPC- Consultoria e Treinamento Empresarial LTDA. Já a segunda etapa, que iniciou dia 1º de junho teve por base ajustes mais pontuais dos vários setores, com a Assessoria da EJRos Brasil- uma das mais completas, conceituadas empresas do país com mais de 19 anos de experiência no mercado de soluções em gestão.

     

    Mudanças internas: Para a implementação de certificação, praticamente todos os setores do HCR passam por melhorias de processos. Entre as principais mudanças já realizadas na primeira etapa, teve: o desenvolvimento de macrofluxo, criação de comitê gestor da qualidade, centralização do processo de compras, revisão dos POP’s (Procedimento Operacional Padrão), criação do manual de comunicação interna, criação do manual da qualidade, análise Swot (avaliação global das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças), treinamento- reflexão sobre treinamento, indicadores de gestão, pesquisa de clima organizacional, Revisão e definição de novo organograma funcional.

     

    Próxima etapa: A próxima etapa para certificação no nível I após a implementação destes processos específicos nos setores, é a organização de saúde superar em 70% ou mais, os padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA.

     

    De acordo com Nilva Lima- Analista de Qualidade do HCR e profissional que acompanha o andamento e supervisiona os processos internos, “para a certificação, serão avaliadas todas as áreas de atividades incluindo aspectos estruturais, assistenciais e de gestão. Além da instituição, empresas e colaboradores terceirizados que prestam serviços à instituição também serão avaliados”.

     

    PROGRAMAÇÃO INTERNA: Nos dias 01 e 02 de junho, a Consultora Sênior da EJRos, Fabíola Bazana esteve no Hospital Cristo Redentor, dando início ao trabalho de orientação para gestores, colaboradores e administrativo da instituição. Ainda no dia 1º, ela fez um tour pelo HCR para conhecer os setores e apresentou a ONA para a diretoria e gestores. Já na quarta-feira (02), foi o Dia de Sensibilização, momento em que todos os colaboradores de hora em hora, puderam conhecer sobre o projeto. “Será um longo período de adaptações e melhorias internas. A previsão é de 32 meses para trabalharmos nas chamadas “não- conformidades” e ajustá-las para conseguirmos o selo de qualificação ONA.  Para isso precisaremos do engajamento de todos os profissionais”, explicou Nilva Lima. 

     

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