• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    Agosto Dourado: profissionais trabalham a conscientização sobre a temática 'amamentação'

    Agosto é o mês de incentivo ao aleitamento materno. O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) e a Unicef, em um ano cerca de seis milhões de vidas são salvas em função do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.

     

    A estratégia vem apresentando resultados: os índices nacionais do aleitamento materno exclusivo entre crianças menores de 6 meses aumentaram de 2,9% (1986), para 45,7% (2020). Já o aleitamento para crianças menores de quatro anos passou de 4,7% para 60% no mesmo período. 

     

    O leite materno é a melhor fonte de nutrição para bebês e a forma de proteção mais econômica e eficiente para diminuir as taxas de mortalidade infantil, sendo capaz de reduzir em até 13% estes índices. O aleitamento materno protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, além de evitar o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.

     

    O tema deste ano “Proteger a Amamentação: uma responsabilidade de todos” é um convite para a participação ativa de toda a sociedade. Um ambiente propício e favorável à amamentação é dever de todos e vai ao encontro do conceito de aleitamento materno como um direito humano. O aleitamento materno é um assunto de saúde pública e precisa ser encarado como tal. E, embora seja fundamental na saúde da comunidade, sofre influências negativas pela falta de informação e interesses conflituosos.

     

    Muitas mães tem dificuldade neste processo de aleitamento, principalmente nos primeiros dias de nascimento do bebê, o que implica no desmame precoce e introdução de fórmulas infantis para os recém-nascidos. Neste sentido, existem profissionais que podem auxiliar as mães e bebês para que a amamentação se dê de forma plena e sem intercorrências.

     

    As consultorias em aleitamento materno estão disponíveis no Hospital Cristo Redentor através das doutoras Letícia Korb e Sissiane Escobar de Souza, ambas capacitadas e com grande conhecimento na área.

     

    Em caso de dificuldades ou dúvidas, procure profissionais qualificados para lhe auxiliarem durante este processo.

     

    Fonte:  Dra. Letícia Korb -   Fonoaudióloga neonatologista, Doutora em Ciências da Saúde - CRFa 3/7-9849

    Dra. Sissiane Escobar de Souza-     Médica Clínica Geral, Pós Graduanda em Aleitamento Materno-   CRM -  37313

    Compartilhe: