• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    Vacinação e Exame Citopatológico como aliados na prevenção do Câncer de Colo do Útero

     

    Neste mês de outubro, a comunidade volta o olhar ao cuidado à mulher e muitas são as ações realizadas a favor desta causa. 

     

    A HCR Clinic- Clínica especializada em saúde da mulher e vacinas, traz neste mês, o foco para a vacina do HPV. Mas e o que significa a sigla HPVPapilomavírus Humano, capaz de infectar a pele ou as mucosas e que é, em muitos casos, precursor do câncer de colo de útero.

     

    Os tipos de HPV que possuem alto risco oncogênico são: 16 e 18, que estão presentes em 70% dos casos de câncer do colo do útero. Além destes, os tipos 6 e 11 (considerados não oncogênicos) são encontrados em 90% dos condilomas genitais e papilomas laríngeos.

     

    Neste contexto, vimos a importância da vacinação (que abrange estes quatro tipos do vírus HPV citados a cima) antes do início da vida sexual dos meninos e das meninas. A vacina está licenciada a partir dos 9 anos de idade, prevenindo infecções persistentes e lesões pré-cancerosas de colo do útero, da vulva, da vagina, do ânus e verrugas genitais.

     

    A transmissão do HPV se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada. A principal forma de transmissão é pela via sexual, mas também pode haver transmissão durante o parto.

     

    Sobre as manifestações clínicas de um paciente infectado pelo HPV, estima-se que somente cerca de 5% das pessoas infectadas desenvolverá alguma forma de manifestação, que normalmente são em forma de verrugas. Nas mulheres, estas verrugas podem aparecer no colo do útero, vagina, vulva, região pubiana, perineal, perianal e ânus. Em homens podem surgir no pênis (normalmente na glande), bolsa escrotal, região pubiana, perianal e ânus. Essas lesões também podem aparecer na boca e na garganta em ambos os sexos.

     

    Como a prevenção sempre será a melhor forma de cuidado, as mulheres podem se prevenir do câncer do colo de útero com a vacinação contra o HPV antes do início da vida sexual e fazendo o exame preventivo (de Papanicolau ou citopatológico), que pode detectar as lesões precursoras. Quando essas alterações que antecedem o câncer são identificadas e tratadas é possível prevenir a doença em 100% dos casos.

     

    Crédito: Enfermeira Débora Zanatta COREN RS: 655364

    REFERÊNCIAS: Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e Ministério da Saúde (MS).

    Compartilhe: