• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    Cirurgias nasais por videoendoscopia diminuem tempo de recuperação e internação

     

    Desde 2012, o médico otorrinolaringologista, Dr. Erik Xavier da Silva Pinto (CRM 35.411), realiza cirurgias nasais com emprego de vídeo no Centro Cirúrgico do Hospital Cristo Redentor. O procedimento é realizado para correção do desvio de septo e diminuição dos cornetos nasais (carne esponjosa), além de ser também utilizado para remoção de pólipos e tratamento contra rinossinusite crônica.

     

    Nesta terça feira (15/2), os procedimentos de septoplastia e turbinectomia inferior bilateral por videoendoscopia foram realizadas em uma paciente de 36 anos e outra de 25 anos.   O procedimento por vídeo, conforme explica o Dr. Erik, diminui o tempo de cirurgia e também de internação. As cirurgias iniciaram pela manhã e as altas foram no final da tarde. 

     

    Desvio de septo e hipertrofia dos cornetos nasais inferiores (carne esponjosa), indicações das cirurgias realizadas, são alterações que podem levar a obstrução nasal, causando a dificuldade respiratória pelo nariz, ronco noturno, respiração bucal, dores de cabeça e  fadiga precoce ao realizar atividades físicas. Quando o paciente se queixa desses sintomas e identifica as alterações nasais durante uma consulta médica com otorrinolaringologista, indica-se a cirurgia de septoplastia e turbinectomia.

     

    “A cirurgia nasal por vídeo traz um pós-operatório mais rápido, indolor, com o paciente saindo da cirurgia sem tampão nasal, sem sangramentos e já respirando pelo nariz, dando maior conforto ao paciente”, descreveu o Dr. Erik sobre o procedimento. 

     

    Fez parte da equipe de suporte, a médica Anestesiologista, Dra. Patrícia Foresti e equipe de enfermagem do Centro Cirúrgico. 

    Compartilhe: