• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    Junho Vermelho: CIPA incentiva doação de sangue

     

    Transporte gratuito será disponibilizado para marauenses dia 28 de junho

     

    Com a chegada das baixas temperaturas já é costumeira também a baixa no estoque de sangue no Hemopasso de Passo Fundo.    O Junho Vermelho mês de conscientização para a doação de sangue, tem o objetivo de auxiliar na reposição neste período considerado mais crítico para a maioria dos hemocentros do país. 

     

     Ciente desta realidade, a Comissão Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho do HCR (CIPA Gestão 2021/2022), promove em parceria com o Hospital Cristo Redentor e com apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Marau, a Campanha de Doação de Sangue, com a ida até o Hemopasso- Passo Fundo.

     

    A viagem está programada para a terça-feira, 28 de junho, com saída às 12h de Marau.  O transporte sairá da Secretaria Municipal de Saúde e passará pela praça Dr. Elpídio Fialho, Mercado Binda e parada da Metasa.   Interessados podem se inscrever até a próxima sexta-feira, dia 24 de junho, pelo telefone (54) 3342-9466 (DHO/HCR), informando nome completo, número do RG e qual das quatro paradas estará aguardando o transporte.  As vagas são limitadas conforme a disponibilidade de assentos no ônibus.

     

    Para a Presidente da CIPA, Karina Vieira, a iniciativa da comissão em promover a campanha foi pensando em incentivar a doação voluntária: “É uma forma de sensibilizar as pessoas, de estimular quem já doou a se lembrar da importância de retornar com as doações. Neste período, muitas pessoas são estimuladas a realizarem sua primeira doação. Cada gotinha de sangue faz toda diferença”.

     

    O Hospital Cristo Redentor, inclusive é uma das instituições de saúde que necessita de bolsas de concentrado de hemácias e plasma fresco congelado para seus pacientes. Estes hemocomponentes são fornecidos pelo Hemocentro de Passo Fundo.   Segundo a Enfermeira Gestora, Mariana Spuldaro, neste primeiro semestre de 2022, de janeiro a junho, a Agência Transfusional HCR transfundiu 200 bolsas suprindo a necessidade de pacientes de Marau e região.  

     

     

    QUEM PODE DOAR

    Para doar sangue, basta ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal); pesar no mínimo 50 kg; estar alimentado. Não ingerir alimentos gordurosos antes da doação; ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas; e apresentar documento oficial de identificação com foto.

     

    Imagem: Meramente ilustrativa 

    Compartilhe: