• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    JANEIRO BRANCO: HCR REALIZA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE SAÚDE MENTAL

     

    O Hospital Cristo Redentor, por meio da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio) e DHO (Setor de Desenvolvimento Humano e Organizacional), realizou nos dois últimos dias do mês de janeiro, uma ação em alusão ao movimento Janeiro Branco. O seu objetivo é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas. Uma humanidade mais saudável pressupõe uma cultura da Saúde Mental no mundo.

     

     

    A ação contemplou mais de 140 colaboradores e foi realizada em dois momentos.  A primeira dinâmica contou com uma fala breve da Psicóloga Clínica e Organizacional Lilian Maculan Rettore, a qual realizou uma psicoeducação breve sobre o tema, instigando o comprometimento de cada colaborador para a mudança de comportamentos e atitudes para promoção do autocuidado e preservação da saúde mental. Um “Score do Autocuidado”, foi o meio utilizado para alertar e conscientizar os colaboradores sobre os cuidados e ações essenciais do nosso dia-a-dia para promoção de uma cultura de saúde mental.

     

     

    Tendo-se por base que a Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções, a ação foi finalizada com a dinâmica do “Balão dos medos e inseguranças”. Por meio desta atividade, os colaboradores registraram seus principais medos e inseguranças a serem enfrentados em 2023. A ação foi marcada por emoção e muita reflexão.

     

     

    Além disto, a ação se estendeu aos pacientes das unidades de internação e Unidade de Saúde Mental do HCR, por meio de mensagens e atividades laborais e de recreação coordenadas através da Psicóloga Hospitalar Andressa Tibolla. Todas as ações foram de fundamental importância para promoção da quebra de paradigmas e estigmas, servindo para conscientizar as pessoas de que uma doença de ordem mental é tão importante como uma doença física e que, justamente por isso, ela deve ser tratada com o auxílio de profissionais adequados.

     

    Imagens: Natanael de Ávila de Paula

    Compartilhe:

    Galeria de fotos