• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    HOSPITAL CRISTO REDENTOR CELEBRA SEUS 47 ANOS

     

    A Associação Hospitalar Beneficente de Marau foi fundada em 20 de fevereiro de 1976, tendo sua sede (matriz) na cidade de Marau/RS, na rua Bento Gonçalves, nº 10. Estabelecida em prédio próprio, com uma área construída de 7.500 m², possui 95 leitos, e constitui-se em uma unidade civil leiga, beneficente, com autonomia administrativa e financeira, sem preconceito ou restrições políticas, raciais e sociais, atuando na área hospitalar e prestando seus serviços ao município de Marau e região, com uma abrangência de aproximadamente 100.000 habitantes.

     

    Emprega seu resultado em manutenção e conservação do prédio do hospital, investimento de equipamentos médico-hospitalar e no desenvolvimento da pesquisa, sendo que seus diretores e conselheiros realizam um trabalho gratuito, sem remuneração ou vantagens de qualquer espécie ou título e aplica integralmente suas rendas, recursos e eventual resultado operacional na manutenção e no desenvolvimento dos objetos institucionais no território nacional.

     

    Devido a vocação empreendedora de seu povo, Marau é um município próspero em constante evolução, sendo está, uma das principais características de seu desenvolvimento. Mediante isto, com o passar dos anos avançou-se também na área da saúde. O desenvolvimento da instituição, a exemplo, deu-se por alguns fatores pontuais, como a instalação do Pronto Socorro Municipal 24 horas, em 1993. Fator importante também foi a incorporação do Hospital Providencia pelo Hospital Cristo Redentor, que remeteu a ampliação das instalações passando de 59 leitos para 110, atendendo com estes até hoje a demanda. 

     

    Com esta e outras ações, é visível e já sólido o legado de humanização no Hospital Cristo Redentor durante estes anos, que no dia 20 de fevereiro, completa seus 47 anos de existência. É importante destacar que a evolução do Hospital é uma corrente cujos elos se interligam e se fortalecem, assim é com as parcerias, em forma de comodato ou com outras instituições que auxiliam para que seja possível a promoção de qualidade de vida, humanização e cuidado.

     

    A exemplo disto, temos o (MOT) Marau Ortopedia e Traumatologia, que projetou o HCR ainda mais, aumentando sua clientela e estendendo o atendimento para as cidades vizinhas, evidenciando a necessidade da construção de um moderno e amplo bloco cirúrgico, equipado com adequados aparelhos de imagem, que permite a realização do trabalho com segurança. Neste estágio, foi adquirido o aparelho de ressonância magnética, não sendo mais necessário deslocar paciente para fora do Hospital ou fazer exames em outro estabelecimento, advindo daí nova coadjuvação, bem-sucedida, com a CEDIL, e desta a instalação de um moderno Centro de Diagnóstico provido de todos os aparelhos que satisfazem a necessidade.

     

    De acordo com o Diretor Executivo Marcelo Borghetti: “É sempre importante podermos comemorar a cada aniversário do Hospital, pois semelhantemente as pessoas, ao conquistarmos maior tempo de vida, conquistamos também maior experiência. Desta forma, progredimos igualmente na qualidade da prestação de nossos serviços, na busca de realizar as suas finalidades tanto para a comunidade de Marau como também da região, nos fortalecendo diante das dificuldades”.

     

    Muitos desafios já foram superados ao longo destes anos e o HCR trabalha incansavelmente para trazer inovação, tecnologia de ponta e novos serviços de saúde para comunidade, visando proporcionar cuidado humanizado e de excelência. Atualmente, entre as dificuldades de manutenção da casa de saúde, pode-se ressaltar os custos de operacionalização, principalmente devido ao aumento nos valores de insumos médico-hospitalares e na persistente defasagem na tabela SUS.

     

    O Presidente da casa de saúde, seu Adelar Confortin, destaca: “Marau completa neste mês de fevereiro 68 anos, e o Hospital Cristo Redentor completa dia 20 de fevereiro 47 anos de sua idealização e feitura de lançamento da ideia de termos um Hospital comunitário nos moldes que temos hoje. É inimaginável Marau sem o HCR, tamanha é a sua importância em nosso município e na região, atendemos a todos. Realizamos a maior parte dos serviços necessários para não depender de outros atendimentos, somos fortes e competentes, ofertando um serviço considerado até mesmo pelos maiores!”.

     

    Em segmento o Presidente ainda ressaltou: “Queremos avançar alguns passos no sentido de ampliar nossos serviços e atender diversas especialidades. O HCR será, com toda certeza, um expoente regional em saúde, nosso planejamento é buscar a solução nas mais diversas necessidades, e a região compreende e confia. Estaremos juntos e fortes, sendo um elo importante para com a comunidade, tanto local como regional, temos esse compromisso. Muitos são os desafios, mas estamos unidos e focados, novos projetos e mais ações”.

     

    O Hospital Cristo Redentor busca o aperfeiçoamento na prestação de seus serviços através de treinamentos e aplicação da padronização de métodos com a melhoria da qualidade e acreditação, com a ONA. Vários planos estão pela frente como o projeto da edificação de 6 (seis) andares no prédio, que atenderá a necessidade de novos serviços, tais com a instalação de mais equipamentos para Diagnóstico de Imagens; mais leitos de internação; tratamento intensivo; hemodinâmica e hemodiálise.

     

    A cada dia, o Hospital Cristo Redentor, se torna um alicerce regional de fundamental importância para atendimentos em saúde. Assim, destaca-se sempre o pronto apoio da comunidade marauense durante os 47 anos de história, além de realizar um agradecimento especial ao Poder Público Municipal, que através do Prefeito e suas Secretarias, possibilitam um trabalho conjunto de grande relevância, não apenas para nossa comunidade, mas também para a região.

     

    NOSSOS SERVIÇOS:

     

    Atualmente o Hospital Cristo Redentor conta com restaurante e lancheria própria (HCR Gourmet); farmácia externa aos clientes e pacientes, disponibilizando a todos os usuários medicamentos, perfuraria e produtos médicos hospitalares (HCR Farma); Clínica Especializada em Saúde da Mulher e Imunização (HCR Clinic); Laboratório de Análises Clinicas e Laboratoriais (HCRLab); e o sistema de descontos e facilidades (HCR Hospicard), um sistema de atendimento médico-hospitalar que oferece estrutura moderna, profissionais de excelente qualificação atuando nas mais variadas especialidades médicas e com oferta de serviços e exames com custos diferenciados.

     

    Além disto, o Serviço de Diagnóstico por Imagem do HCR é um setor de fundamental importância, que vem gerando resultados. O setor traz além de tecnologia de ponta, atendimento humanizado em todos os procedimentos, cada vez investe mais em equipamentos, trazendo procedimentos menos invasivos e com diagnósticos mais precisos. Outro diferencial é o Centro Cirúrgico, o setor conta com cinco salas de cirurgias ativas, modernas e equipadas dentro das normas da Vigilância Sanitária, comportando equipamentos como carro de anestesia, mesa cirúrgica de multiposições, focos cirúrgicos de última geração, aparelho de monitor multiparamétrico, carro de videocirurgia, aspiradores, aparelho de eletrocautério, microscópio para procedimentos oftalmológicos, entre outros equipamentos com tecnologia de ponta.

     

    NOSSOS PRINCIPAIS NÚMEROS:

     

    O Hospital Cristo Redentor disponibiliza 60% de sua capacidade técnica ao SUS e atende usuários de todo os convênios e particulares, de Marau e microrregião, sendo referência para mais de 29 municípios, sempre dedicando um carinhoso e humanizado atendimento a todos!

     

    - 3.000 Atendimentos no setor de urgência e emergência por mês;

    - 5.000 Exames de diagnóstico por mês;

    - 700 Nascimentos por ano;

    - 10.000 Pessoas passam todo mês pelo Hospital;

    - 2.000 Atendimentos ambulatoriais ao mês;

    - 2.000 Consultas eletivas por mês;

    - 4.000 Procedimentos cirúrgicos;

    - 254 Colaboradores diretos.

    Compartilhe:

    Galeria de fotos