• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    UPF, Hospital Cristo Redentor e Prefeitura de Marau firmam parceria para fortalecer a área da saúde

     

    Instituição de ensino de caráter comunitário, a Universidade de Passo Fundo (UPF) está sempre em busca de ações que a aproximem da comunidade na qual está inserida. Como forma de fortalecer ainda mais esse vínculo, foi firmado nesta quinta-feira, 9 de março, uma parceria entre a UPF, o Hospital Cristo Redentor e a Prefeitura de Marau, que propõe colocar em prática um plano de cooperação macro de integração entre ensino e serviço na área da saúde.

     

    A assinatura do convênio ocorreu no Hospital Cristo Redentor e contou com a presença da reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, o prefeito de Marau, Iura Kurtz, o presidente do HCR, Adelar Confortin, o presidente do Conselho Deliberativo do HCR, Antônio Roso, o Diretor Executivo do Hospital, Marcelo Borghetti, o secretário municipal de Saúde, Douglas Kurtz, o diretor da Escola de Medicina da UPF, José Basileu Caon Reolão, o diretor do Instituto da Saúde, Fabiano Lopes Chiesa e o diretor da UPF Casca, Henrique Bertosso, além de médicos, enfermeiros, corpo técnico do hospital e veículos de imprensa.

     

    A reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin destacou que há mais de cinco décadas, a Universidade participa da formação de cidadãos de Marau e região, o que fomentou a ampliação, a descentralização e a qualificação dos serviços. “Agora, queremos dar um passo numa relação diferente, mais imersa, próxima e compartilhada, ou seja, formar com vocês, constituindo um núcleo de ensino em saúde para transformar esse ecossistema também de ensino, pesquisa, extensão e inovação em saúde. Hoje nós temos possibilidade entre as partes de modelar cursos com esse nível de cooperação”, disse a reitora da UPF.

     

    O acordo prevê o desenvolvimento de projetos conjuntos e ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação na área da saúde, como a realização de práticas, estágios e projetos em toda a rede de saúde de Marau, envolvendo o HCR e a rede pública, propiciando aprendizagem e aperfeiçoamento aos acadêmicos dos cursos da área da saúde da UPF. A parceria visa, ainda, a promoção de cursos in company e outros em caráter colaborativo.

     

    Parceria vai beneficiar mais de 15 mil pessoas

     

    O prefeito de Marau, Iura Kurtz, pontuou que, mensalmente, cerca de 15 mil pessoas da cidade e região utilizam os serviços da rede pública de saúde do município. Só temos capacidade de oferecer esses serviços graças ao hospital e à secretaria de saúde e agora incluímos essa parceria que vai qualificar ainda mais nosso sistema de saúde”, afirmou, ao comentar sobre a importância da UPF para a cidade. “Em 20 anos, Marau mais que dobrou a sua população e muitos vieram pra cá porque o município oferecia o transporte gratuito para estudar na UPF, em Passo Fundo. Ganhamos profissionais qualificados e isso gerou desenvolvimento para o município. Agora firmamos essa relação que vai beneficiar ainda mais toda a nossa população”, pontuou o prefeito. 

     

    HCR investe em melhorias para beneficiar a população

     

    Com 47 anos de fundação, o Hospital Cristo Redentor disponibiliza 60% de sua capacidade técnica instalada ao Sistema Único de Saúde (SUS). Com uma área construída de aproximadamente 6 mil metros quadrados, possui 95 leitos e presta seus serviços ao município de Marau e mais 11 municípios. “Queremos cada vez mais oferecer serviços de qualidade na área da saúde para nossa comunidade. A UPF muito já contribuiu com nosso município e essa parceria vai fortalecer ainda mais para que sejamos referência regional de saúde”, disse o presidente do Conselho Deliberativo do HCR, Antônio Roso. 

    O presidente do Hospital, Adelar Confortin, compartilhou do mesmo pensamento. “O que nos traz mais alegria é quando as pessoas dizem que foram bem atendidas e tenho certeza que dessa parceria vão sair bons frutos. Marau é um município fantástico e aqui muito do que temos tem a ver com a UPF, pois ela nos deu conhecimento e isso precisa ser reconhecido”, comentou.

     

    Por: Assessoria de Imprensa

    Fotos: Caroline Lima

    Compartilhe:

    Galeria de fotos