• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    SIPAT HCR 2023 traz o tema: “Sua vida vale mais!”

     

    Uma das ações mais aclamadas da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA) é a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), que visa a conscientização dos colaboradores sobre a importância da prevenção aos acidentes de trabalho ou das doenças ocupacionais. No Hospital Cristo Redentor de Marau, a CIPA Gestão 2022/2023 realizou uma semana de intensas atividades envolvendo mais de 250 colaboradores.

     

     A partir do tema “Sua vida vale mais!”, a programação contemplou atividades diversificadas.  A primeira delas, iniciou com um momento de massagem aos participantes.  Durante os três turnos, a fisioterapeuta Thais Zanuzzo coordenou atividades nos setores, promovendo o bem-estar dos colaboradores.

     

    A interação virtual também integra ações de conscientização através de audiovisuais.   Uma paródia da música Perigosa e Linda – de Corpo e Alma, foi criada pela comissão. A letra feita criativamente pela equipe leva o nome de “Perigosa Agulha” e explica os cuidados necessários no ambiente de trabalho para evitar acidentes com perfurocortantes. O conteúdo seguinte, igualmente em áudio visual, é uma paródia da música Zona de Perigo do cantor Leo Santana a qual foi utilizada para abertura do evento e exemplifica os cuidados necessários no ambiente de trabalho, como a utilização adequada de EPI’s- Equipamento de Proteção Individual, atentando-se para a valorização da vida.

     

    Já na última terça-feira (09), a comissão, juntamente com a Psicóloga, Andressa Tibolla, promoveu um coffee break sobre Saúde Mental e Autocuidado, sendo realizado no Auditório do hospital. O encontro ocorreu em dois momentos distintos para promover uma roda de conversa sobre saúde mental, de forma a sanar possíveis dúvidas dos colaboradores e compreender os impactos do autocuidado no dia-a-dia de trabalho.

     

    Nos dias 10/05, 11/05 e 12/05, a CIPA realizou a especial Dinâmica da SIPAT, com integração dos diferentes setores. O propósito é passar conhecimento sobre Saúde e Segurança no Trabalho por meio de desafios e jogos. Neste ano, a dinâmica contou com a participação de 12 equipes, tendo por vencedora a equipe “Só Alegria” com pontuação geral de 209 pontos. A dinâmica foi realizada no auditório do hospital. 

     

    A preocupação com a causa social também integra as ações da SIPAT 2023.  Por isso, foi organizado um movimento solidário, que inclusive buscou o incentivo ao desempenho de cada equipe nas atividades propostas da dinâmica. A cada peça de roupa doada, a equipe ganhava um ponto no desempenho final. A ação contou com a arrecadação de 456 peças de roupa, as quais serão destinadas a campanha “Inverno Solidário”, organizado pela Prefeitura Municipal de Marau.

     

    Para a Presidente da CIPA Gestão 2022/2023, Dariane Rosa Gasparin, a programação deste ano foi pensada para que os colaboradores pudessem refletir sobre a importância da valorização da vida: “A SIPAT sobre tudo, vem trazer de forma dinâmica e leve a conscientização sobre saúde, segurança, qualidade de vida e autocuidado. A cada dia, entende-se que para promovermos uma cultura de segurança, a conscientização sobre o uso adequado de EPIS já não é mais suficiente, se torna importante falarmos sobre o autocuidado e valorização da vida para que as pessoas estejam bem com elas mesmo e dessa forma, pensarem em sua segurança e no cuidado coletivo”, destacou.

     

    Conheça a CIPA GESTÃO 2022/2023: Fazem parte da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho, Gestão 2022/2023, os seguintes colaboradores:  Andréia Rosane da Costa; Alessandro Chagas Fim; Caroline Orsatto Dos Santos; Dariane Rosa da Silva Gasparin- Presidente; Érica Meazza de Souza; Isadora Salvático Waskevicz; Jaciara Wegner; Karine Ferlin – Secretária; Lurdes Stolfo; Marines Zanin            ; Natanael de Ávila de Paula – Vice Presidente; Patrícia Sander; Robison Da Luz; Samara Alves da Luz.

     

    Por: Assessoria de Imprensa HCR

    Compartilhe:

    Galeria de fotos