• Ouvidoria
  • LEILÃO BENEFICENTE
  • HCR Histórias
  • Resultado de Exames
  • CLIQUE E CONHEÇA

    Notícias e Eventos

    JANEIRO BRANCO: HCR REALIZA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE SAÚDE MENTAL

     

    O Hospital Cristo Redentor, por meio da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio) e DHO (Setor de Desenvolvimento Humano e Organizacional), realizou na data de hoje (25) de janeiro, uma roda de conversa em alusão ao movimento Janeiro Branco. A ação teve por objetivo chamar a atenção dos colaboradores para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas. Uma humanidade mais saudável pressupõe uma cultura da Saúde Mental no mundo.

     

    A ação contemplou colaboradores de diferentes setores e foi realizada em dois momentos. Tendo como tema “Saúde mental enquanto há tempo!”, a Roda de Conversa foi mediada pelo acadêmico de Psicologia Natanael de Ávila de Paula, e contou com a participação especial da Psicóloga Clínica e Organizacional Lilian Maculan Rettore, da Psicóloga Clínica e Hospitalar Andressa Tibolla e do Médico Psiquiatra Dr. Cristian Migliorini, os quais atendem junto ao Hospital Cristo Redentor.

     

    Tendo-se por base que a Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções, a ação contou com momentos de reflexão, emoção, dinâmica e muita interação. Dentre os assuntos abordados, os profissionais trabalharam a importância da saúde mental, o estigma em relação às doenças mentais, a importância do autocuidado e bem-estar emocional, bem como, as formas de acesso aos serviços de saúde mental e de apoio emocional. Ao término do evento, os colaboradores receberam um mimo para adoçar o dia.

     

    Durante o mês Janeiro, outras ações foram realizadas em apoio ao movimento Janeiro Branco. Dentre as atividades, foram dispostos balões brancos com frases de autoajuda e motivacionais em um corredor de acesso, juntamente com cartazes e mensagens fornecidas pela própria campanha Janeiro Branco.

     

    A presença dos balões brancos, simbolizando a paz e a serenidade, não passou despercebida pelos colaboradores e visitantes do hospital. As frases, cuidadosamente selecionadas para inspirar e instigar a reflexão sobre a importância do cuidado com a saúde mental, também contribuiu para sensibilizar o público acerca desta relevante questão.

     

    Além disto, a ação se estendeu aos pacientes da Unidade de Saúde Mental do HCR, por meio de mensagens e atividades laborais e de recreação coordenadas através da Psicóloga Hospitalar Andressa Tibolla. Todas as ações foram de fundamental importância para promoção da quebra de paradigmas e estigmas, servindo para conscientizar as pessoas de que uma doença de ordem mental é tão importante como uma doença física e que, justamente por isso, ela deve ser tratada com o auxílio de profissionais adequados.

     

    A campanha Janeiro Branco, conhecida por seu comprometimento com a conscientização e o combate ao estigma em torno das questões relacionadas à saúde mental, ganha destaque a cada ano no HCR. A ação da CIPA, aliada ao apoio da instituição, reforça que a saúde mental é um aspecto fundamental da saúde integral e merece toda a atenção e cuidado.

     

    Por: Assessoria de Imprensa HCR

    Compartilhe:

    Galeria de fotos